28 novembro 2006

Silêncio


Ás vezes, ouvimos os maiores segredos. Nos confessam coisas que jamais poderíamos imaginar. E pra quem confessar os nossos segredos? Pra quem vamos dizer o que sentimos? Nossa raiva. Nossa omissão. Nossa vida atribulada. Nossos sonhos perdidos, roubados, abortados.
Pra quem contar nossas aflições? Porque as alegrias... Essas são confessáveis a todos. Não temos nenhum problema em dizer. Mas nós temos segredos. Que são invioláveis. E por isso trememos. Por isso perdemos o sono algumas vezes. Por isso o mundo pode se voltar contra nós. Por isso somos frágeis. E ninguém quer ser frágil. Ninguém quer ser vulnerável.
Ás vezes, digo coisas sem querer. Ás vezes, lembro que todos temos segredos. Ás vezes, penso nos seus mistérios. Os mistérios de nós mesmos. Que ficam calados sempre. Mas, um dia, abrem a janela do nosso olhar e escapam. Fogem de nossa repressão e acabam se externando. Ás vezes, digo palavras inconfessáveis pelos cantos. Sem querer. Ato falho. Me desligo. Me descuido. E elas fogem de mim.
O meu olhar fugiu. Quis encontrar o seu. O seu também fugiu. Encontrou o meu. Por uma fração de segundo. E eles, frente a frente, fugiram um do outro. Por que não se sustentam. Não conseguem entender os seus próprios segredos. Não se bastam assim. E você lembrou o passado. Eu sei. Eu também lembrei. Não queria. Mas acabou acontecendo. Por isso é preciso conter. Viver outro tempo. Outras medidas. Outras histórias. Rápidas. Eternas. Impossíveis. Mas viver o quanto antes. Para não nos encontramos em uma fração de segundo e imaginarmos todas as coisas que podem ter ficado para trás. Você sabe disso.
Não se sustenta isso por muito tempo. Estamos tentando. Você ao seu modo. Eu ao meu. Pessoas diferentes. Eu sou a pessoa das palavras insanas. Palavras de alma. Palavras rápidas. Expressas. Que nem o café que sorvo todos os dias. E eu nem gosto de café.

Agora é melhor ficarmos em silêncio. Precisamos de Silêncio. Para ouvir o inconfessável alheio e calar o que habita em nós.

3 comentários:

malfardado disse...

elementar.
Para quem vamos confessar nossos segredos!
para nossos blogs, a questão e se alguem vai ter interesse em conhece-los.

brincadeira, não e bem assim não.
Tem coisas que não se confessam a ninguem, nem a sim mesmo, tem que serem realmente esquecidas.

Anônimo disse...

Manter silêncio sobre alguma coisa, guardar segredo, sempre é algo delicado. Geralmente confessamos nossos segredos para alguém em quem confiamos. Esse alguém muitas vezes não encontramos.. né?!

Beijão e desejos que você tenha uma ótima semana,

Anônimo disse...

adorei o q vc escreveu mto lindo msm. Confessar um segredo é algo delicado msm, tem q ser com a pessoa certa.