23 setembro 2008

Fácil


Sabe... eu admito. Não sou uma das pessoas mais fáceis de se conviver. Mas nem sei quem o é? Será que você é fácil? E tem alguém fácil nessa vida? Somos seres tão complexos. Somos cheios de dias de chuva e sol. Não dá pra dizer que o tempo vai estar limpo, sem nuvens, sem possibilidade de chuvas, tempestades, ventanias. Uma hora ou outra, a coisa muda. O tempo vira. O tempo FECHA.

Mas o que eu pergunto é: o que seria de mim se não fosse assim IMPREVISÍVEL? O mais natural é que as pessoas sejam assim. Não acredito em pessoas o tempo inteiro sorridentes e felizes. Em algum momento (para mim) elas estarão fingindo uma felicidade que não têm. Eu não consigo esse fenômeno. Está no meu rosto a face de descontentamento, os olhos de atrevimento, a carinha de alegria, os sorrisos de paixão. Expresso. Não nego.

Minha felicidade é saber que as pessoas que convivem comigo e me conhecem, me valorizam por ser assim. Aprendem a entender minhas carinhas diferentes. As minhas palavras cheias de carinho e de fúria são bem acolhidas. E me sinto respeitada pelo que sou.

Sabe, eu te aceito também. Claro que levei um tempo, e ainda levo, para entender completamente como são as pessoas. Venho tentando me aprimorar nessa arte de compreender e aceitar. Ou só compreender, mas não aceitar... Ou só aceitar e não compreender. Sei que, as vezes, ainda faço alguns julgamentos prévios. Todo mundo faz. Você faz. Eu faço. Ele faz. Mas é o eterno aprendizado de Ser Humano. Depois que você passa pelo julgamento prévio dos outros, pensa duas vezes em emitir conceitos sem conhecer direito do que se fala. Pensa duas vezes em fazer com os outros o que não gostaria que fizessem com você!

3 comentários:

Késia Maximiano disse...

NAda melhor pra uma boa convivencia do q aceitar os defeitos... E mais: Amá-los ainda assim..
Bjão, lindo texto

Marília disse...

Oi Roberta!
Adorei seu comentário..realmente aquela "carta" foi escrita num momento muito doloroso, mas também com muito amor.
Quanto ao seu texto, concordo com você. Odeio pessoas "perfeitas": que nunca choram, que nunca brigam, que nunca reclamam, que nunca falam que odeiam.
Não existe isso.

Bom mesmo é ser como se é. E se alguém te amar assim, sem máscaras não vai haver dúvidas da veracidade disso.

Te linkei...
Vou passar sempre por aqui, agora. Gostei!

Beijão

André disse...

Esse é o sabor do conviver, as diferenças, sem elas seríamos todos iguais o que implicaria em uma chata monotomia. Bom texto.