25 novembro 2009

Virou estrela......


Se vocês pudessem entender o que está se passando por dentro da cabeça e do coração, talvez pudessem me dar o pequeno pedaço que falta para completar a minha paz. Só que a vida nós dá algumas figuras e peças, pra montar o quebra-cabeças, só que elas não encaixam perfeitamente. Depois de muito tempo é que entendemos que estavamos com elas de cabeça para baixo, tentando de todas as formas com que encaixassem.


"Eu vi a cara da morte
e ela estava viva, Viva!"
Boas Novas - Cazuza


Eu vi a morte ali, bem pertinho de mim. Ela não parecia com o Brad Pitt e se apaixonou por mim - como naquele filme que não lembro mais o nome. Mas ela me deixou algumas certezas, dúvidas e uma meia dúzia de indagações que vou tentar responder até o dia em que nos encontrarmos novamente.


Você só começa a acreditar na Morte quando ela aparece e te mostra a face. (Pessoas, eu não morri ou quase morri, ok?) Simplesmente, a vida me deu a chance de conhecer alguém especial. Alguém que tinha uma vida, com filhos, conflitos, amores, paixões e rotina. Alguém que caiu no meio do meu dia, com uma história de vida e doença complicadíssima. Alguns vão falar em vão que é meu DEVER não me envolver com as histórias. Paciência, meu povo, eu sou humana e não adianta... Não dá pra mandar na natureza: EU ME ENVOLVO MESMO.


Aprendi algumas coisas com essa pessoa - mesmo que ela não soubesse que estava me ensinando:

Aprendi a tocar e a me deixar ser tocada por alguém num momento tão delicado da vida. No fundo, no fundo, todos nós precisamos nos sentir vivos, tocados, nos reconhecendo com a ajuda do outro. Aprendi que quando a sensação de impotência impera, quando não temos mais o que fazer, ainda sobra muito que podemos doar - pode não parecer mas ainda há o que proporcionar - basta continuarmos a ser humanos.


Nunca vou me esquecer de você, de quando apertava minha mão quando eu chegava, quando eu pensava em ir embora (morrendo de medo da responsabilidade de estar naquela posição) ou quando você precisava de socorro. Não vou me esquecer de quantas vezes você chamou o meu nome e me disse que ficava mais calma depois que conversávamos. Não vou me esquecer de quando você me disse que, após tudo se resolver, você voltaria para me dar um abraço e mostrar como conseguimos vencer... Infelizmente, querida, não vencemos.


Nem todas as batalhas podem ser vencidas. Nem sempre temos as respostas para todas as perguntas e não podemos triblar o destino traçado para nós.

Você passou, mas ficou aqui - na minha vida, na minha vontade de melhorar, no momento em que sento para estudar, quando tento dar o melhor de mim. Só posso te dizer que a sua vida não foi em vão... me ensinou lições além da vida e além da Morte. Você virou estrela...


2 comentários:

Anônimo disse...

O filme se chama Encontro Marcado. Teremos muitos encontros marcados com a morte nessa profissão... O importante no final é que tenahmos a certeza que fizemos tudo para confortar os pacientes que já estão ao encontro dela, assim como vc fez. Isso, muitas vezes, equivale ao tratamento certo!

Anônimo disse...

Bem, só posso dizer que o texto é bastante belo e sincero, discordo apenas de uma parte, a que diz "não vencemos". A vida é uma caixinha de muitas surpresas e não é raro, num dia inesperado, encontrarmos pessoas que farão uma enorme diferença em nossas vidas. E ali estava vocês duas. VOCÊS VENCERAM SIM, a morte também é um pedaço na existência que infelizmente acontece de uma forma ou de outra. Porém, devido a esses momentos compartilhados, essa pessoa se foi em paz, porque encontrou em seus últimos dias um anjo bom: VOCÊ. Alguém que deu calor a um coração que talvez precisava ser suprido por diversas ausências. Portanto, vejo uma bela e marcante vitória.