29 janeiro 2010

And the Oscar Goes to...


Você trabalha. Acorda com todo o seu mau humor - mas coloca ele do lado de fora do trabalho. Você lida com PESSOAS. Tudo bem, queridos, são pessoas doentes mas são PESSOAS. Costumo tratá-las como gostaria de ser tratada: com educação e respeito. Afinal, poderia ser sua mãe, seu pai, você, sua tia e é preciso ter DELICADEZA e BOM SENSO quando se lida com elas.

Enfim... O que quero falar, people, é que estou com uma paciente e um "porém".

O pior disso tudo é que a tal conjunção adversativa não é minha. Segundo a literatura médica, segundo avaliação do especialista, segundo qualquer médico ou quase médico que tenha parcos conhecimentos do assunto - sabe-se que a paciente necessita de um procedimento chamado curetagem diagnóstica. Desde segunda-feira, estou na luta para conseguir uma pessoa que leve a sério seu diploma - que faça jus ao CRM e faça o dito cujo.

Até agora, só encontrei Ginecologista querendo empurrar para o Cirurgião Geral um procedimento da sua especialidade, já encontrei o plantão sem plantonista, já peguei anestesista que desapareceu no meio da fumaça. Porém o prêmio da semana: a estatueta da cara de pau vai para a Sra."desculpa esfarrapada". Ao ser comunicada por relatório, enfermagem e os cambau - a criatura se compremeteu a fazer a cureta. Pronto! Paciente em jejum desde 20H do dia anterior. Porém (esse agora é meu!) às 17H, após verificar que a paciente não saiu do leito para o centro cirúrgico hora nenhuma, peço ligação para o conforto médico e a Sra. "desculpa esfarrapada" atende para dizer que não poderia realizar o procedimento pois estava muito tarde e não teria outro plantonista a noite para "acompanhar" o pós-cirurgico (como se o hospital não tivesse plantonista clínico para dar suporte) e que - no momento - ela estava muito ocupada. E disse mais: que tal ação deveria ter sido feita pela manhã - sendo que ela foi comunicada nesse período. Pense numa pessoa irritada com tudo isso: EU!

Se fosse a mãe dela, será que ela deixaria em jejum sem dar um retorno? Acredito que essa alma tenha vindo ao mundo através da geração espontânea - Vocês lembram das aulas de biologia? Mistura uma roupa suada com farinha e algum tempo depois saem ratos de lá - assim nasceu essa ratazana - só pode. Ainda mais porque, logo depois, ao entrar no Conforto médico, encontro a "dita-cuja" deitada de pernas pro ar - muito ocupada ganhando dinheiro sem fazer NADA. É por isso que a a saúde no Brasil está desse jeito! Pronto, pessoas, desabafei! Uffa!

Um comentário:

Diógenes Pacheco disse...

Infelizmente tem muita gente insensível por aí.
Mas sua indignação, ao menos, mostra que em breve teremos mais uma não-insensível para contrabalançar.

:)

[]´s