06 abril 2010

Rótulos


Uma mentira, quando contada diversas vezes, quando espalhada para os quatro cantos, pode virar verdade.

Acompanhei o BBB - meia bahia também. O Brasil quase todo parou para ver. Não quero aqui debater o resultado, vamos falar sobre uma coisita interessante: os RÓTULOS.

Estamos sempre sendo observados pelo OUTRO: aquele seu amigo, a sua mãe, o seu vizinho invejoso, a sua cunhada horrorosa, aquele seu amor verdadeiro, o seu conhecido. Enfim, todos estão a nos observar. Mas, entra ano e sai ano na história da humanidade e o homem nunca vê o outro como gostaria de ver a si mesmo.

Essa história fica sempre nas costas de Jesus. E, aproveitando a Páscoa, como ele morreu na Cruz pelos nossos pecados - há sempre um pra usar essa desculpa a fim de continuar pecando e pedindo perdão - fazendo um pseudo-jejum nesse período e por ai vai.

Mas não vou pregar nada, nem fazer sermões -até porque sou anti-campanhas. O que acontece é que todos nós: (de novo!) eu, você, sua mamãe, seu padrasto, sua vizinha encrenqueira, seu carteiro mal-humorado - somos feitos de carne e osso, ou seja, temos muuuuitos defeitos. Porém, como tudo não são só "cocôres", temos qualidades para contrabalancear o malfeito. Só que quando querem acabar com o nosso sossego, seja por qualquer motivo torpe: basta darmos uma só "cagada" fora do pinico, que podemos ser ROTULADOS pelo resto da vida.

Sarte já sabia um pouco disso quando gerou a idéia, tão divulgada pelo tempo, de que: "o inferno são os outros". Isso porque já havia gente infernizando a vida alheia faz tempo.

Os rótulos nunca são para falar coisas boas sobre ninguém. Eles nunca aparecem sorridentes, contando felicidades. Até porque, infelizmente, as coisas ruins é que ficam gravadas na mente. O reforço de uma qualidade, fica por vezes esquecida. É lembrada por pouco tempo, uns 30 segundos e apagada da memória. Mas os rótulos se prendem às embalagens de forma fácil, fácil e fica difícil retirar depois de colados.

O ATRASADO mesmo quando chega cedo - nunca é lembrado ou reforçado por chegar no horário. Mas é só o cara se atrasar para que todos se lembrem de que é ATRASADO.

O cara boa praça só porque quer ser agradável - ganha fama de FALSO. A mulher que namora bastante, acaba com fama de FÁCIL e por ai vai...

Até quando vamos continuar perpetuando essa idéia? Até quando vamos repetir mentiras sobre as pessoas e deixar que elas se tornem verdades absolutas? Até que ponto podemos olhar a embalagem e esquecer o conteúdo?

2 comentários:

Nathy disse...

Aff, eu realmente detesto tudo isso! Eu me vejo muito nesse post. Sou muito rotulada e aprendi a aceitar o que as pessoas dizem de mim. Me vê assim?! Problema seu. Então sou assim e pronto e acabou! Já não tenho mais paciência pra esse tipo de coisa.

Diógenes Pacheco disse...

Pois é...
Eu devo ter feito alguma coisa num passado remoto que o pessoal me rotulou de descarado, e até hoje sofro com isso.
Ê mundão injusto!
:)